Abre as portas em Belo Horizonte, a partir desta quarta-feira (28), o Instituto Pedro Moraleida Bernardes, espaço expositivo e cultural que irá abrigar e promover o legado do artista Pedro Moraleida (1977-1999), além de, em uma programação diversificada, promover realizações culturais em campos que vão das artes visuais a música, cinema, literatura e quadrinhos.
Artista total – produziu em vida mais de 1500 obras, entre pinturas, desenhos, quadrinhos, textos e experiências sonoras -, Pedro Moraleida foi um clarão de expressividade e fulgor, aclamado em exibições póstumas em locais como o Instituto Tomie Ohtake (SP) e a Bienal de Berlim (Alemanha).
O iPMB vem consolidar e expandir uma trajetória artística intensa e fulminante, que marcou todo um cenário artístico na Belo Horizonte do final dos anos 90 e cujo potencial de encanto e influência apenas se iniciou.
Uma programação intensa, Moraleida 25 anos depois, marca a inauguração do instituto, além de homenagear o artista nos 25 anos de sua morte.
O evento de abertura, a exposição Moraleida contemporâneo, reúne, no instituto, 71 obras de Moraleida (algumas inéditas), com curadoria de Augusto Nunes-Filho. O artista ganhará também exposições subsequentes no Viaduto das Artes (Barreiro), com foco nos desenhos e quadrinhos; na Academia Mineira de Letras, com foco no Moraleida escritor; e Centro Cultural da UFMG.
Moraleida ganhará também um ciclo de debates – Arte Hoje: Encontros – promovido pelo iPMB reunirá expoentes das artes e cultura na Academia Mineira de Letras, entre setembro de 2024 e abril de 2025, com convidados nacionais e internacionais.
Instituto Pedro Moraleida Bernardes
Rua Inconfidentes, 732, Loja 02
Savassi – Belo Horizonte (MG)