Apresentamos com alegria, na ArtRio 2020, “Um tempo-lugar que nos chama”, proposta curatorial com trabalhos dos artistas Andrey Zignnatto, Ricardo Siri e Sandra Mazzini, com curadoria de Heloisa Amaral Peixoto. A proposta é composta de pinturas, desenhos, esculturas, objetos e dois projetos/instalações para área externa, que serão apresentados em vídeo.
Sob o tema “Um tempo-lugar que nos chama”, a proposta curatorial constitui em reunir e apresentar um conjunto de trabalhos dos três artistas nos quais o processo criativo denota um certo deslocamento de “tempo” e de “lugar”, em obras que se configuram, logo à primeira vista, em um território próprio e singular.
Trata-se de artistas que estabelecem “uma herança de identidade multicultural aliada a uma noção de pertencimento que se oferece numa estrutura de natureza essencialmente poética”, como define Heloisa Amaral Peixoto. “Um tempo-lugar simbólico mais utópico e espiritualizado para habitar estará incondicionalmente seguro no universo de possibilidades da nossa imaginação”.
+ maisNo caso dos projetos/instalações para áreas externas “Alicerce”, de Andrey Zignnatto e “Ninho”, de Ricardo Siri, que ressaltam as ideias de abrigo, encontro e convivência, suas configurações construtivas e arquitetônicas sāo possíveis de serem imaginadas semelhantes ou próximas às de civilizações pré-existentes, nas mais elevadas e remotas culturas extintas, nômades e frágeis por decorrência.
Ambos os projetos/instalações estabelecem relações espaciais, arquitetônicas e ambientais com a área em que serão instalados e convidam à aproximação e interação com o espectador.
No caso de incorporação do projeto por uma instituição, a Janaina Torres Galeria apresenta na feira uma nova modalidade de aquisição institucional: o formato Donor, em que colecionadores se cotizam para viabilizar a doação do projeto para uma determinada instituição.
Carregando…