São Paulo Brasil
Carregando...
Para a primeira edição, Janaina Torres Galeria apresentará um recorte de seu acervo com uma diversidade de linguagens e poéticas, entre gravura, pintura, fotografia e escultura.
O olhar abissal e feminino para o afeto vertiginoso é o fio condutor desta exposição que agora se apresenta. No encontro de artistas abertas ao imprevisto, a visceralidade e o transbordamento revelam, no abismo do gesto, um caminho para a invenção.
Um conto visceral e enigmático, escrito pela celebrada escritora Katherine Mansfield (1888-1923), publicado no Brasil com imagens de obras de Giulia Bianchi, é o ponto de partida de Êxtase, mostra coletiva de Giulia Bianchi, Mirella Cabral e Paula Scavazzini.
A primeira exposição individual de Carvalho no Reino Unido, analisa a dinâmica do poder em cores e imagens derivadas da cultura de massas, e representações evocativas de espaços públicos e privados.
Três artistas, que trilham poéticas instigantes e singulares, cruzam-se em um determinado ponto no tempo e no espaço, a partir de um elemento comum: o desejo da natureza e a vontade de compreendê-la, sabedores que não há cisão possível entre nós e ela.
A menos que você seja um daqueles que tentam embalsamar suas lembranças registrando compulsivamente todos os ângulos possíveis de todos os objetos, pessoas e paisagens que encontra em suas viagens, notará que as poéticas Pedro, Paula e Luciana, embora diferentes entre si, têm muito em comum.
Com uma pesquisa que desdobra as possibilidades da superfície, corpo e sensações, a artista debruça-se nos fenômenos cotidianos para extrapolar os limites da pintura a óleo, renovando o repertório visual da natureza morta e da paisagem.
A individual Alicerce, de Andrey Guaianá Zignnatto, tem abertura este sábado [29.4] no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo. Destacamos a instalação inédita que dá nome à mostra, uma casa pré-moldada de concreto, disposta sobre um conjunto de grandes vasos cerâmicos indígenas, a maior obra instalativa já produzida pelo artista. O projeto foi exposto durante a ArtRio 2020, dentro […]
Ao longo de cinco páginas da revista Artnexus [dezembro/22], a historiadora da arte Carol Damian traçou um perfil do artista Andrey Guaianá Ziggnatto, comentando sua trajetória institucional no Brasil e exterior e apontando para as principais questões que atravessam seu trabalho. De origem guaraní mby’a pelo lado materno e tupinaky’ia gûaîná pelo lado paterno, Zignnatto […]
Osvaldo Carvalho é o grande vencedor do Breeze, premiação oferecida pela Embaixada do Brasil em Londres, cujo objetivo é dar suporte à arte contemporânea brasileira no mercado internacional.
A série de Helena Martins-Costa, que integra o acervo do IMS, é exibida no Pivô, em São Paulo, em coletiva que celebra os 10 anos da bolsa Zum/IMS.
Pintor do aqui e agora — um aqui e agora que se estende no tempo e no espaço, abarcando fenômenos múltiplos da vida e da arte —, Osvaldo Carvalho reflete sobre os fundamentos de Falsa Simetria, primeira individual do artista na Janaina Torres Galeria.
Falsa Simetria abarca a produção do último biênio do artista, aliada a trabalhos da premiada série Terra Prometida, formando um conjunto que denuncia o impacto social e ambiental decorrente da assimetria das relações humanas e de poder.
Osvaldo Carvalho é essencialmente pintor, não só pela prática da pintura, mas por observá-la, empregá-la e referenciá-la em muito de sua produção. Faz desta linguagem o abrigo, ao longo de mais de vinte anos de pesquisa, de um retrato provocador acerca de problemáticas sociais e ecológicas, ao mesmo tempo que executa uma refinada interlocução com a história da arte ocidental, linguagem e literatura.
A curadora Daniela Name escreve sobre Rumores, mostra de Heleno Bernardi que inaugura Viewing Room na Janaina Torres Galeria e ocupa as paredes da Funarte, em São Paulo.
Com elementos mínimos, Heleno Bernardi cria uma gramática visual própria, que recupera origens ancestrais do vocabulário humano e o atualiza até a cacofonia das nuvens de tags atuais.
Como mostra a ArtBasel, a cerâmica ocupa o centro das atenções na arte, atraindo nomes de peso, ganhando mostras e publicações e renovando o vocabulário da escultura e pintura contemporâneas.
Por Mariana Leme | As pinturas de Pablo Ferretti reunidas em Clarão podem parecer paisagens, à primeira vista; um clarão é tanto uma luminosidade intensa, quanto uma clareira, espaço aberto na floresta. Mas as pinturas não são paisagens, apesar de inventivas e artificiosas, como teria gostado Baudelaire, talvez, e os pintores do Rococó.
Iniciando o cronograma de exposições de 2023, a Janaina Torres Galeria inaugura, em 28 de janeiro, as individuais “Sopro”, de Gabriel Pitan Garcia, e “Clarão”, de Pablo Ferretti, que apresentam produções inéditas. A ocupação integral da galeria, com duas mostras concomitantes, abre uma nova experiência de formato expositivo dentro do espaço.
Os trabalhos recentes do artista Gabriel Pitan Garcia foram desenvolvidos num arco temporal que recobre um período ainda elaborado a duras penas por quem o atravessou1, num momento em que certas relações com as noções de contato físico e superfície têm sido pelo menos momentaneamente reposicionadas e revistas. De algum modo, eles apostam na dimensão […]
* Por Lucila Meirelles. A investigação do olhar encontrou terreno fértil com o aparecimento das novas mídias e tecnologias. A produção de videoarte brasileira é potente desde os anos 70, e até os dias de hoje a experimentação continua a pleno vapor. Os equipamentos mudaram, os softwares são outros, mas as ideias e as inspirações continuam perseguindo novos caminhos e direções.
Com curadoria de Livia Debbane, a mostra reúne um conjunto de 30 esculturas inéditas da artista, que utiliza a cerâmica como força material e poética. São obras em tamanhos diversos, incluindo duas colunas com mais de três metros - maiores obras em altura já produzidas por Juchem até hoje.
Por Luciara Ribeiro I Observar as mudanças na obra de Sandra Mazzini foi um passo que envolveu pensar teorias da imagem, processos criativos e a recepção deles. Mazzini é uma artista que busca, na paisagem, maneiras de flertar com o real e o imaginário.
São 8 telas, a maioria em grandes formatos, produzidas entre novembro de 2020 e julho de 2022. Cinco anos após sua primeira mostra individual na Janaina Torres Galeria, em 2017, Sandra Mazzini tem se estabelecido como um dos principais nomes da nova geração da pintura brasileira.
Artista e sacerdote do Ilê Asipà – um dos quatro espaços remanescentes do culto a Baba Egun, manifestação originária do oeste da África e que permanece viva apenas no Brasil –, Oloxedê emprega elementos do vocabulário imagético yorubaiano na reinterpretação de ferramentas de tradição milenar no culto dos orixás e ancestrais da África Negra, mesclando ancestralidade ritual, tradição e contemporaneidade.
Temos o prazer de anunciar a representação da artista Marina Caverzan (Leme, SP, 1981). Graduada em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM)-SP, a artista tem o Desenho de Moda e a Astronomia como complementos de sua formação. Marina particulariza e atualiza um certo pensamento visual construtivo, adicionando vastas cargas simbólicas, biográficas e espirituais à tradição do abstracionismo geométrico. Linhas e formas, sob a direção da artista, ganham movimentos, dinâmicas e cor.
Artista autodidata, Guilherme inicia sua experiência artística com a pintura de muros e fachadas, no contexto urbano. A partir daí, transpõe para a tela um trabalho dotado de forte personalidade, em que sutilezas e contrastes entre cor, figura e forma definem planos e estados de espírito.
Descrever as obras reunidas em Eclipse implica certos cuidados: como produzir um texto que não seja uma âncora para o espectador, sedento por referentes que situem as imagens de Feco no mundo, e ainda pouco familiarizado com o fato de que o artista é inventor de mundos?
A Janaina Torres Galeria tem o prazer de anunciar Eclipse, exposição individual de Feco Hamburger, em exibição em seu espaço na Barra Funda, em São Paulo. Com curadoria de Icaro Ferraz Vidal Jr., a mostra traz trabalhos inéditos do artista, em diálogo com parte de sua produção, ampliando o foco de investigação e o alcance de sua poética.
O artista, curador e pesquisador Orlando Franco Maneschy debruça-se em Orgânicos, produção que a paraense Luciana Magno vem desenvolvendo há alguns anos na Amazônia, em que seu corpo é empreendido como elemento da natureza, buscando mimetizar-se ao espaço em que realiza suas performances, orientadas para fotografia e video, que vem sendo bem recebido pela crítica.
As pinturas vertiginosas de Sandra Mazzini ocupam o Farol Santander, em São Paulo, com Vertigo, sua primeira exposição individual em espaço institucional em São Paulo. Com curadoria de Denise Mattar, Vertigo traz 18 telas da artista, além de projeção magic wall e instalação site-specific, que reúne trechos e detalhes de cerca de vinte pinturas em um único local imaginado.
O abstracionismo geométrico desenvolvido por mulheres traz provocações e desafios em um campo estético historicamente dominado por homens, questionando uma certa racionalidade geométrica que permeou o pensamento ocidental.
Em seu estudo constante sobre o sagrado, seus respectivos signos e constructos em diferentes sociedades e épocas, a artista foca sua pesquisa à recorrência dos rituais, à presença da astronomia em diversas culturas e principalmente a cerca da constante construção de lugares sagrados, sejam eles voltados à realização de ritos, à morada de uma figura sacra ou destinados aos mortos.
Por Andrey Guaianá Zignnatto * O grande pensador contemporâneo indígena Davi Kopenawa fala sobre um céu que está em situação de queda. Outro tão importante pensador indígena, Aílton Krenak, fala sobre como encontrar meios para adiar o fim do mundo. Ambos discutem nestes pensamentos questões sobre o contínuo processo de extinção dos povos originários e […]
Além da forma, o que envolve as operações que constroem as obras apresentadas por Carolina Martinez, Mano Penalva, Heleno Bernardi, Marina Caverzan, Julia da Mota e Renato Rios não parte apenas de um campo analítico no emprego da geometria.
Para o stand da SP-Arte 2022, a Janaina Torres Galeria apresenta projeto solo do artista Daniel Jablonski (Rio de Janeiro, 1985). A série “Hy Brazil”, desenvolvida entre 2018 e 2020, poderá ser vista pela primeira vez presencialmente na SP-Arte no dia 06 de abril. A feira acontece até 10 de abril, no Pavilhão da Bienal, […]
Pedro Moraleida é um artista que poderíamos chamar maldito ou iconoclasta. Sua obra não tem vergonha de ser escatológica, nem de ser a disrupção de si mesma. Sua verve é passível de reconhecimento somente após a morte. Seja por uma maldição, pela língua afiada ou ainda pela “insujeição”, como o próprio Pedro Moraleida escreveu, ele figura no grupo especial dos artistas que são descobertos tardiamente, geralmente, quando já não oferecem mais “perigo”.
O mais intrigante artista de sua geração. Uma história marcada pela produção compulsiva e cheia de significados. Um trágico fim disfarçado na inalcançável liberdade. A breve e contundente história de Pedro Moraleida (1977-1999) deixou como legado um considerável conjunto de obras que chamam atenção por sua singularidade, coerência, vigor e coragem de enfrentar a apatia […]
Estamos na ArtSampa! É com prazer que anunciamos nossa participação na primeira edição da feira, que acontece entre os dias 16 e 20 de março, na Oca, no Parque Ibirapuera, São Paulo. O projeto expositivo reúne trabalhos de Kitty Paranaguá, Laíza Ferreira, Osvaldo Carvalho, Paula Juchem e Ricardo Siri. “Em cada uma de suas obras […]
Convidada pela curadora Luiza Teixeira de Freitas para integrar o setor Sur da Zona Maco 2022, que acontece entre os dias 9 e 13 de fevereiro na Cidade do México, a Janaina Torres Galeria apresenta o trabalho de dois artistas que utilizam a cerâmica não apenas como material para criação, mas também como força poética: […]
Anunciamos com prazer a representação de Laiza Ferreira (Ananindeua-PA, 1988), que vive e trabalha em Natal. Laíza Ferreira parte da ficção, do tempo não-linear, de memórias ancestrais e da recriação de mundos por meio de fragmentos de imagens para se reconectar com sua história e origens e assim construir novas mitologias e discursos, plurais e potentes.
Neste sábado (6/11), temos o prazer de inaugurar nossa nova sede, na Barra Funda, com abertura da exposição de Andrey Guaianá Zignnatto, “Terra Braba: Co Yby Ore Retama”. A abertura acontece das 11h às 15h. O novo espaço comemora os cinco anos de percurso da Janaina Torres Galeria e celebra o potencial artístico e cultural […]
Ao completar, neste ano de 2021, cinco anos de sua abertura, a Janaina Torres Galeria comemora a diversidade e a potência da arte para a 11ª edição da ArtRio. A nossa mostra se constrói a partir de eixos narrativos, propondo uma aproximação dos artistas representados que, por meio de diferentes expressões, trazem investigações voltadas ao […]
Acreditando na potência do vídeo como meio de pesquisa e expressão, e sua pertinência no contexto artístico atual, a Janaina Torres Galeria anuncia com prazer NÚCLEO, exposição de videoarte que será inaugurada em 05 de agosto. A mostra marca o lançamento do NÚCLEO videoarte, projeto de caráter permanente criado em colaboração com as artistas Lucila […]
Em entrevista para a Artsoul, a galerista Janaina Torres conta como trabalha a carreira dos artistas e como se posiciona no mercado de arte. Com trajetória jovem, a galeria Janaina Torres já construiu um trabalho sólido em torno de artistas com diferentes linguagens e mídias e tem a missão de aproximar os mais diversos públicos da arte contemporânea.
Dando início ao programa de celebração dos cinco anos da Janaina Torres Galeria, nosso projeto para o viewing room 2021 alinha este momento especial à SP-Arte, uma referência de nossa trajetória e que, tradicionalmente, é o ponto de partida no calendário de eventos relevantes do circuito de arte nacional.
Para a segunda fase “Da Natureza das Coisas”, Os Manus, dupla formada por Daniela Scorza e Caio de Medeiros, apresenta uma série de trabalhos inéditos. A produção multifacetada da dupla transforma-se agora num inventário de uma Natureza Híbrida(1) e editada. Os trabalhos tridimensionais preenchem o espaço expositivo de diferentes maneiras num diálogo de peças que […]
As obras de Kika Levy para a exposição ‘’Da Natureza das Coisas” evidenciam a constituição de uma linguagem artística e atualizam o seu percurso poético. Por Heloisa Amaral Peixoto Neste conjunto, a artista apresenta uma série de proposições que operam como inflexões de sua trajetória, às quais se somam agora descobertas cromáticas mais recentes, possibilitando […]
Artistas criam léxicos próprios a partir de leituras da natureza, que se complementam em uma experiência repleta de sutilezas. Anunciamos com prazer a segunda fase da exposição Da Natureza das Coisas, que promove o encontro de afinidades e diálogos estéticos entre os artistas Kika Levy e a dupla Os Manus (Daniela Scorza e Caio de […]
Esculturas de Paula Juchem e fotografias de Andrey Zignnatto refletem sobre o papel da cerâmica na arte Por Cadu Gonçalves * Falar da produção da cerâmica é também falar do desenvolvimento do ser humano e da história da humanidade, nos campos factual, arqueológico e ritualístico. As primeiras peças em argila são datadas de aproximadamente 26. […]
Uma desenhista que incorporou a cerâmica no seu trabalho para, a partir daí, moldar uma visão de mundo – barroco, assimétrico, excessivo, encantado e encantador –, Paula Juchem criou seu repertório a partir do contato com a água e a natureza, numa infância simples no Rio Grande do Sul. Nesta entrevista, ela fala sobre os 15 anos na Itália, sua paixão pela argila e a experiência de transformar sensações em desenho e forma, como uma espécie de refúgio mental.
A jornalista e curadora Livia Debbané explora o trabalho de Paula Juchem com a cerâmica, refutando a tradição e destacando o repertório próprio de traços e o colorido da artista com o material.
Apresentamos com alegria “Da Natureza das Coisas”, mostra realizada em dois momentos, que promove encontros de afinidades e diálogos estéticos entre os artistas Paula Juchem e Andrey Zignnatto, na estréia, e Os Manus (Daniela Scorza e Caio de Medeiros) e Kika Levy, na segunda fase. Entre 12 de dezembro e 05 de fevereiro, Paula Juchem […]
Apresentamos trabalhos de Kika Levy no Artsoul Gravuras 2020, evento online da plataforma Artsoul, a partir desta sexta (06), até 12/11. A artista apresenta gravuras e monotipias, em uma poética que amalgama acaso, delicadeza e precisão. Acesse: www.artsoul.com.br (vendas na própria plataforma).
Apresentamos com alegria, na ArtRio 2020, “Um tempo-lugar que nos chama”, proposta curatorial com trabalhos dos artistas Andrey Zignnatto, Ricardo Siri e Sandra Mazzini, com curadoria de Heloisa Amaral Peixoto. A proposta é composta de pinturas, desenhos, esculturas, objetos e dois projetos/instalações para área externa, que serão apresentados em vídeo. Sob o tema “Um tempo-lugar […]
Projeto curatorial para nossa participação na ArtRio 2020. Simbolicamente, de onde e para qual lugar esse novo tempo nos chama? Creio ser válida a tentativa de, por um momento, abandonar as noções da história objetiva ou de qualquer convenção da ciência antropológica para, dentre tantos ressignificados atuais, compreender a experiência artística circunscrita nos limites de […]
We gladly announce the works of our artists for Latitude Art Fair, a selection that invites us to a creative reflection on history and identity, starting from a problematic geographical and cultural point and pointing in the direction of other paths and territories, formal, geographical and imagined. See our booth here.
Por Paulo Sergio Duarte O problema na arte é exatamente este: como sentir prazer e, ao mesmo tempo, pensar sobre o que está vendo, e é a isso que somos submetidos diante das telas de Heleno Bernardi. Sua pintura exibe força e tensão junto com a riqueza cromática. Numa mesma tela podemos apreciar essas qualidades […]
Ocupando o salão principal do KW Institute for Contemporary Art, em Berlim, o trabalho de Pedro Moraleida Bernardes (1977-1999) consolida-se como uma das forças da arte contemporânea brasileira e global surgido no final do século passado. Transcrevemos aqui uma análise da obra do artista, feita pela escritora e teórica da cultura Ana Teixeira Pinto e […]
Sob o tema Paisagens Alteradas, anunciamos nossa participação na BAphoto, feira de fotografia de Buenos Aires, que acontece online em 2020, de 01 a 15 de setembro. Estamos presentes com obras de Kitty Paranagua e Pedro David.
Sob a inspiração do poema O Anjo, do poeta maranhense Ferreira Gullar (1930-2016), nossa proposta curatorial para o Online Viewing Room da SP-Arte contempla uma vocalização de valores expressivos da arte contemporânea brasileira, em um projeto que tem como eixo a arte e seu potencial transformador. Apresentamos trabalhos de Daniel Jablonski, Feco Hamburger, Kika Levy, […]
Por Cadu Gonçalves O Caminhante sobre Mar de Névoa, pintura à óleo de Caspar David Friedich de 1818, retrata um homem, de casaco preto e bengala na mão direita, de costas ao observador. Esse homem de identidade oculta está na beira de algo que parece um abismo, não se sabe se é o topo de […]
P.ART.ILHA: ação#3: a cada aquisição de obras selecionadas no mês de julho, o colecionador ganha crédito de 50% para obras de qualquer das galerias participantes A Janaina Torres Galeria se une a artistas, galerias e agentes culturais de várias cidades do país no projeto p.art.ilha, uma estratégia de fortalecimento do mercado de arte diante da […]
JANAINA TORRES GALERIA E ARTEREF LANÇAM ONLINE VIEWING ROOM QUE REPRODUZ AMBIENTE FÍSICO EXPOSITIVO E REÚNE IMAGENS, TEXTOS, SONS E TOURS VIRTUAIS A Janaina Torres Galeria e o portal Arteref anunciam com prazer o online viewing room da mostra Organismo, de Ricardo Siri (1974, RJ), artista sonoro e visual cujo trabalho transita entre a escultura, […]
O trabalho de Siri surge da percepção de uma impossibilidade e é emblemático que em Organismo, sua individual mais recente, o universo das abelhas seja o elemento que dê unidade ao conjunto de obras expostas.
P.ART.ILHA: ação#2: a cada aquisição de obras selecionadas no mês de maio, o colecionador ganha crédito de 75% para obras da mesma galeria A Janaina Torres Galeria se une a artistas, galerias e agentes culturais de várias cidades do país no projeto p.art.ilha, uma estratégia de fortalecimento do mercado de arte diante da crise do […]
p.art.ilha: ação#1: a cada aquisição de obras selecionadas no mês de maio, o colecionador ganha crédito de igual valor para obras da mesma galeria A Janaina Torres Galeria se une a artistas, galerias e agentes culturais de várias cidades do país no projeto p.art.ilha, uma estratégia de fortalecimento do mercado de arte diante da crise […]
Hy Brazil, de Daniel Jablonski, é uma investigação sobre o erro, o engano e a ilusão. Em um conjunto de cinco obras, Jablonski toma por objeto uma ilha fantasma chamada “Brazil” (ou Hy Bressail, O’Brazil, Bracil, Bracir etc.) muito antes da descoberta das Américas. Situada próxima à costa da Irlanda, a Ilha do Brasil esteve […]
Hy Brazil is an investigation about error, deception, delusion. In a set of five works, Brazilian artist Daniel Jablonski takes as its object a ghost island called “Brazil” (or Hy Bressail, O’Brazil, Bracil, Bracir etc.) long before the discovery of America. Usually located close to the coast of Ireland, it was virtually present in all […]
Evocando o risco, a beleza e a fé na capacidade humana de seguir sua travessia, Por Um Fio trabalha o limite, a situação extrema, onde um frágil equilíbrio sustenta algo que está à beira do abismo.
** EM UM ESFORÇO para ajudar a conter a disseminação do coronavírus e priorizar a segurança de nossa equipe, artistas, visitantes e vizinhos, fecharemos temporariamente a galeria para o público em geral. Suspenderemos, por enquanto, a abertura da mostra Organismo, de Ricardo Siri, anteriormente prevista para 19/03. Nas próximas semanas, receberemos visitantes apenas com hora […]
Hélio Oiticica queria que a obra de arte nascesse “apenas de um toque na matéria”, a partir de um sopro que a transforma em expressão: “um sopro interior, de plenitude cósmica”. A plenos pulmões se manifesta a produção recente de Ricardo Siri, artista carioca que inaugura a individual Organismo, dia 19 de março, na Janaina […]
Sonic and visual artist, who lives and works in Rio de Janeiro, explores sound, objects and organic materials and makes his individual debut on March 19 São Paulo – Janaina Torres Galeria is pleased to announce the representation of Ricardo Siri (1974, RJ), a sonic and visual artist, whose work moves between sculpture, performance, installation, […]
A Janaina Torres Galeria anuncia com prazer a representação de Ricardo Siri (1974, RJ), artista sonoro e visual, cujo trabalho transita entre a escultura, performance, instalação, fotografia e vídeo. O artista, que vive e trabalha no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, estréia sua individual na Janaina Torres Galeria em 19 de março.
Siri, apelido da época do colégio, músico que sempre estudou música, vive a música desde sempre. Trabalhou com música desde quando, ainda criança, tocava e tirava sons de latas. Qualquer uma que caísse em suas mãos se transformava em algo possível de extrair som.
Daniel Jablonski está entre os 20 artistas para ficar de olho em 2020, pois “refletem temáticas artísticas em plena ebulição”, segundo pesquisa da SP–Arte, feita entre críticos e curadores. Apresentaremos um corpo de trabalhos inéditos do artista em stand solo na 16a edição da feira de arte de São Paulo, em abril, com curadoria de Alexia Tala. […]
Entrevistamos Ricardo Siri, curiosos sobre seus métodos de trabalho e sua visão artística, em meio a sonoridades e estratégias visuais múltiplas, de um artista múltiplo.
Noites em Claro, série de fotografias de Feco Hamburger, acaba de ter trabalhos incorporados à recém-inaugurada coleção de fotografia brasileira da Biblioteca Nacional da França (BnF). Em um total de 40 fotografias, de raro impacto visual, Noites em Claro capta, em registros de longa exposição, o acúmulo da luz existente, mas não visível aos nossos olhos, em um único fotograma...
Xenia Bergman * Desde o final do século passado, a arte não mais opera como uma janela para o mundo ou como reflexão de uma perspectiva emancipatória, mas como estratégia. No mundo contemporâneo, toda obra de arte – seja um objeto individual ou a exibição de um todo unitário – aponta para uma consciência histórica, […]
ARTE E CONVÍVIO em 2020 são os nossos votos para amigos, artistas, colecionadores e amantes da arte. Estaremos em férias de 21 de dezembro a 5 de janeiro, reabrindo dia 6. Boas festas! ART AND COEXISTENCE in 2020 are our wishes to friends, artists, collectors and art lovers. We will be on vacation from December […]
As fotografias de Feco Hamburger exploram o mimetismo do presente. Enquadra os delicados grafismos das estrelas num firmamento onde riscos e raios atestam que no universo “ninguém” dorme. Transforma situações; inverte a arquitetura; imprime uma abrangência de cores tão independente quanto sutil; abre janelas; cria expectativas para mostrar que, tanto no campo quanto na cidade.
Anunciamos com prazer nossa participação na Pinta Miami 2019. Estaremos presentes com obras de Andrey Zignnatto, Feco Hamburger, Sandra Mazzini e Stephan Doitschinoff.
Em 2004, na individual que apresentou na Pinacoteca do Estado, intitulada “Noites em claro”, Feco Hamburger mostrou uma série de fotografias em que a questão central era o “tempo longo” dos astros celestiais, captados por meio de tomadas de longa exposição. Outra questão primordial nas fotos então exibidas – e que tanto surpreendeu e encantou o artista – foi a presença de uma luz misteriosa nas fotos, muito embora todas tivessem sido realizadas durante a noite.
Criador de universos paralelos, construídos, via de regra, a partir da fotografia, Feco Hamburger sente-se igualmente à vontade, em sua inquietude, em registros documentais. Exemplo disso é a série de fotografias sobre a cerimônia do Kuarup, que Feco registrou durante uma expedição às aldeias Aldeia Kamaiurá, Yawalapiti e Amaru, em 2018, no Alto Xingu. Surpreendido […]
Anunciamos com prazer nossa participação na ArtRio 2019. Estaremos presentes com obras de Andrey Zignnatto, Heleno Bernardi, Kika Levy, Luciana Magno, Sandra Mazzini e Stephan Doitschinoff.
Se é verdade que, na arte, o tempo está sempre à espreita, podemos dizer que chegou a plenitude da hora do trabalho de Luciana Magno. A Amazônia arde, o Brasil e o mundo derretem-se em conflitos, o clima entra em estado de selvageria e o movimento adverso global é sentido na pele por vastos segmentos […]
Uma reflexão cultural e estética sobre o papel e a influência de elementos psicoativos na cultura humana é traço marcante do trabalho de Stephan Doitschinoff. Obras que abordam essa temática poderão ser vistas na individual Estaremos Aqui Para Sempre, que a Janaina Torres Galeria exibe de 14 de agosto a 05 de outubro, em São […]
Anunciamos com prazer nossa participação na SP-Foto 2019, a maior feira de arte fotográfica da América Latina. Estaremos presentes com obras de Alex Sandro, Feco Hamburger, Kitty Paranaguá, Jordi Burch, Luciana Magno e Pedro David.
Nos deparamos ao longo da história da arte com imagens que, de alguma maneira, perpassam os nossos sentidos e muitas vezes não conseguimos descrever. Como as imagens noturnas de seres solitários em bares e cafés de Edward Hopper ou os olhares perdidos e longínquos presentes em pinturas de Lucian Freud; imagens de paisagens melancólicas, resíduos […]
Por Daniel Rangel * A trajetória artística de Stephan Doitschinoff, marcada por profundas imersões cíclicas, está vinculada às experiências pessoais vividas desde sua infância. Uma obra com influências formais da pop art e do surrealismo, que é estruturada por um vocabulário singular. Stephan recorre a um léxico iconográfico particular inspirado em símbolos históricos, religiosos, políticos, […]
Reflexões acerca de temas polêmicos e tão caros ao mundo atual, como colonialismo, democracia, pós-verdade e o papel das plantas psicoativas na sociedade contemporânea conduzem a obra de Stephan Doitschinoff. Autor de uma arte energética, ele estrutura seu trabalho em um sistema de símbolos autorais de narrativa singular, com desenhos, pinturas, esculturas, vídeos e instalações. […]
Por Maria Hirszman * CARACTERÍSTICA MARCANTE da obra de David Magila, a simultaneidade parece ter efeito também sobre seu calendário. Com três exposições inaugurando uma após a outra no mês de maio de 2019, o artista faz uma entrada impactante na cena paulistana. São três espaços diferentes e com vocações distintas, nos quais expõe um […]
Por Taisa Palhares Em sua primeira exposição na Janaina Torres Galeria, David Magila apresenta trabalhos inéditos em pintura e escultura que o apontam como um dos artistas mais promissores de sua geração. Formado em artes visuais, Magila possui um conhecimento técnico que propiciou que se dedicasse, por um bom tempo, à comunicação visual. Sua produção […]
Cada artista encontra sua própria “natureza” e faz dela o motivo da sua arte. Para David Magila, que expõe Frequentes Conclusões Falsas, sua primeira individual na Janaina Torres Galeria, com abertura em 29 de maio, a natureza é composta de paisagens suburbanas, clubes de campo fora de temporada, balneários de férias e outras paragens remotas […]
ANUNCIAMOS com prazer nossa participação na SP-Arte 2019, a maior feira de arte contemporânea da América Latina, com uma seleção de trabalhos de Andrey Zignnatto, Daniel Jablonski, David Magila, Feco Hamburger, Heleno Bernardi, Pablo Ferretti, Pedro David, Sandra Mazzini e Stephan Doitschinoff. A feira acontece de 3 a 7 de abril, no Pavilhão da Bienal, […]
Futuro e passado, tecnologia e toque humano, abstração a partir de imagens muito nítidas. Os contrastes são a principal marca da obra da artista plástica Sandra Mazzini, que inaugura dia 2 de abril "Paisagens Expandidas", sua primeira exposição em Brasília. Realizada pela Galeria Janaína Torres, a mostra acontecerá no Museu Nacional da República.
Em Reforma: canteiro de obras, o artista expõe um recorte de sua produção mais recente, com trabalhos realizados no Brasil, Peru e Emirados Árabes.
A força e a importância da obra do mineiro Pedro Moraleida, falecido precocemente aos 22 anos de idade, em 1999, ganham sua merecida atenção e repercussão para um público mais amplo com a exposição “Canção do Sangue Fervente”, que o Instituto Tomie Othake exibe até 17 de fevereiro, em São Paulo, sob curadoria de Paulo […]
A Janaina Torres Galeria tem o prazer de anunciar a representação de Stephan Doitschinoff, uma parceria que marca o retorno do artista ao circuito de galerias no Brasil e feiras de arte. Stephan Doitschinoff tem uma produção artística no campo da pintura, escultura, vídeo, instalações e performance; nos anos recentes, o artista tem se dedicado […]
Iniciamos nosso calendário de exposições de 2019 com uma seleção de obras do nosso acervo, incluindo trabalhos inéditos de nossos artistas. Obras de Andrey Zignnatto, Gabriel Pitan Garcia, Heleno Bernardi, Kika Levy, Marcus André, Pablo Ferretti, Pedro David, Renata Pelegrini e Talitha Rossi são apresentadas em um diálogo envolvente, propiciando novas leituras. A mostra será […]
O espaço de trabalho é importante para um artista? Tem relação direta com o resultado? No caso de Sandra Mazzini, que em meados do ano passado trocou um espaço coletivo na Unesp, na Barra Funda, por um ateliê individual na Pompéia, também em São Paulo, a resposta é sim. Se, na visão dela, tantos artistas […]
A cultura islâmica como referência e a expansão de visões artísticas e a convergência de culturas. Essa é a ideia curatorial da mostra Horizon, promovida no Sharjah Islamic Arts Festival (SIAF), que acontece nos Emirados Árabes Unidos (até 19 de janeiro). Esse é o contexto do trabalho Massa Preta, exibido por Andrey Zignnatto, único artista […]
É COM IMENSO PRAZER que anunciamos nossa estréia na semana de arte de Miami, com participação na Pinta Miami – Crossing Cultures, feira de arte contemporânea que acontece entre 5 e 9 de dezembro, em Mana Wynwood. Participamos da Brazilian Section, com trabalhos de Talitha Rossi e Luciana Magno, que exibem foto performances de raro impacto […]
Anunciamos com prazer a entrada da Janaina Torres Galeria na Artsy, a plataforma global de arte contemporânea que reúne galerias, artistas, colecionadores, instituições e amantes da arte no mundo todo. Na nossa página na plataforma (artsy.net/janaina-torres-galeria) o usuário irá encontrar a versão internacional da nossa presença online, com catálogo de artistas representados e respectivas obras, […]
É COM IMENSO PRAZER que anunciamos nossa estréia na semana de arte de Miami, com participação na Pinta Miami – Crossing Cultures, feira de arte contemporânea que acontece entre 5 e 9 de dezembro, em Mana Wynwood. Participamos da Pinta Miami na Brazilian Section, com trabalhos de Talitha Rossi e Luciana Magno, que exibem foto […]
Nesta entrevista, concedida a Leandro Muniz para ao site da Pivô, que abrigou Jablonski em um programa de residência artística para a composição da obra As Coisas (atualmente em exibição na Janaina Torres Galeria), o artista fala sobre sua singular junção de teoria e prática artística.
Contar a história de uma vida a partir dos objetos acumulados ao longo dos anos é o mote da exposição AS COISAS, do artista Daniel Jablonski, que fica em cartaz de 17 de outubro a 15 de dezembro, na Janaina Torres Galeria, em São Paulo. O artista apresenta o resultado de uma longa pesquisa, iniciada […]
Em Hy Brazil, uma obra inédita, Daniel Jablonski investiga as narrativas por trás de uma ilha fantasma situada na costa da Irlanda. Chamada Brazil (ou Hy Bressail, O’Brazil, Brazil, Bracil, Bracir, entre outras variantes) muito antes da descoberta do país sul-americano, a ilha esteve presente em praticamente todos os mapas náuticos entre 1325 a 1870. Foi apenas […]
Apresentamos com prazer um preview de nossa seleção de artistas e obras para nossa primeira participação na ArtRio 2018. A feira acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre 26 ( para convidados ) e 30 de setembro. Estamos no stand V7. Aproximem-se. Sandra Mazzini
Apresentamos com imenso prazer na SP-Arte/Foto 2018, em foto e vídeo, trabalhos da série Orgânicos, da jovem artista paraense Luciana Magno (1987). Com pesquisa focada no corpo e em ações performáticas, Luciana aborda questões políticas, sociais e antropológicas, relacionadas ao impacto do desenvolvimento da região amazônica, com imenso requinte visual e aparato cultural e simbólico. […]
Nos 130 anos da abolição da escravatura no Brasil, apresentamos na SP-Arte/Foto 2018 Negro, um ensaio fotográfico, registro seminal de Iatã Cannabrava. Originalmente produzida em 1988, a série foi vencedora do prêmio Marc Ferrez, cujo tema, na época, evidenciava o centenário da abolição.
Apresentamos com prazer um preview de nossa seleção de artistas e obras para a 12a edição da SP-Arte/Foto 2018, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, entre 22 (para convidados) e 26 de agosto. Estamos no stand B12. Aproximem-se.
"No entanto, se move" - eppur si muove - é a frase polêmica com a qual Galileu Galilei renegou a visão heliocêntrica do mundo perante o tribunal de Inquisição. Quatro séculos depois, é também o título da nova série de imagens produzidas por Feco Hamburger, que a Janaina Torres Galeria mostrará com exclusividade na SP-Arte/Foto 2018, de 23 a 26 de agosto (stand B12).
O artista Jordi Burch fotografa. Seus registros não apenas refletem o esgotamento da estética realista, pautada pela ideia de representação, mas revelam a importância do processo e do gesto na produção de imagens. Em Furo, exposição individual que apresenta entre 16 de agosto e 02 de outubro na Janaina Torres Galeria, o fotógrafo português se aventura em um percurso investigativo pela linguagem fotográfica.
Entre o onírico e o real encontramos as telas de Pablo Ferretti, artista nascido em 1974, em Porto Alegre, que reside no Rio de Janeiro e trilhou sua formação na Inglaterra, com mestrado no Royal College of Art, em Londres, e uma experiência de trabalho na mítica National Gallery. No seu caso, não se trata de […]
Unindo estética e política, David parte do local para atingir questões centrais não apenas da arte, mas do mundo globalizado. Intimidade, entorno, experiência, natureza, deslocamento, precariedade, comunidade, destruição, cicatrizes – é amplo o leque de temas tratados a partir da fotografia, da escultura e, agora, dos bordados sobre papel fotográfico que levam sua arte a nova
Unindo estética e política, David parte do local para atingir questões centrais não apenas da arte, mas do mundo globalizado. Intimidade, entorno, experiência, natureza, deslocamento, precariedade, comunidade, destruição, cicatrizes - é amplo o leque de temas tratados a partir da fotografia, da escultura e, agora, dos bordados sobre papel fotográfico que levam sua arte a novas dimensões. Nesta entrevista, Pedro David nos conta como é estar na periferia de Belo Horizonte e no mundo - e das possibilidades que enxerga na arte de criar uma "rede de subversão".
Surgido na constelação da Geração 80, que definiu novos caminhos para a arte brasileira do final do século 20, Marcus André segue fiel em seu propósito de criar lugares imaginados e construídos, em séries de pinturas se desdobram e, por vezes, se cruzam. Sua pintura tem “a rara habilidade de pagar o tributo inevitável à […]
Anunciamos com prazer novas representações que irão adicionar força e frescor ao catálogo da galeria: David Magila e Pablo Ferretti. São artistas que, cada um à sua maneira, e trabalhando em suportes variados, trazem a inquietação da nova geração da arte contemporânea brasileira, aliando trajetória já consistente à perspectiva de novos e promissores desdobramentos em […]
David Magila tem formação em desenho e um forte apreço à tridimensionalidade e ao espaço – mas é sua pintura que inequivocamente o situa como um expoente da nova geração. Complementaridade (entre a linha, a cor e ao ambiente) talvez seja a palavra que melhor defina o trabalho desse artista, nascido em São Caetano do […]
Cinco jovens conversam numa madrugada sobre seus planos de futuro. O ano é 2009. Cinco anos depois, um deles, o artista Daniel Jablonski, publica O Boletim da Juventude, um livro que reproduz a conversa original. Pouco – ou quase nada – do planejado pelos jovens se cumpriu. Uma capsula do tempo da juventude de um […]
Ao superar o dilema abstração x figuração e escolher o locus – e o ethos – do urbano como território de investigação, Heleno Bernardi se insere entre os artistas mais potentes da atual geração. O que se manifesta, certamente, além da ousadia conceitual, no poder e encanto visual de obras que vão de intervenções site […]
A representação do Brasil em outras culturas, tal como o país aparece fixado em obras cinematográficas. Essa é a instalação Still Brazil, de Daniel Jablonski, que a Janaina Torres Galeria exibe na SP Arte 2018, no stand A7, entre 12 e 15 de abril (preview para convidados 11/04). Jablonski é finalista da sexta edição do Prêmio de […]
Dona de um trabalho expressivo em artes plásticas, em que a linha, o desenho, o gesto, a tinta e a cor buscam compor cenários que oscilam entre a paisagem e a abstração, Renata Pelegrini é uma artista reflexiva e cuidadosa. Seus “lugares” refletem a busca serena por um lugar próprio no vasto universo do desenho e […]
A partir do dia 5 de abril, o público poderá conferir de perto a produção recente da pintora na exposição que leva seu nome, realizada pela Janaina Torres Galeria. Com curadoria de Marcelo Salles, a mostra reúne 15 obras da artista - pinturas e desenhos sobre tela, papel e linho. Os trabalhos trazem uma releitura não fidedigna de paisagens e vistas interiores, recriadas a sua maneira, ocupando o hiato que existe entre a representação e a abstração.
Por Marcelo Salles O livro “Cidades Invisíveis “, de Ítalo Calvino, nos traz a narrativa do comerciante/embaixador Marco Polo ao poderoso conquistador Kublai Khan sobre cidades pelas quais passou em suas viagens pelo vasto império do Khan. Calvino apresenta descrições de cidades inverossímeis compostas por experiências as mais diversas, da literatura das Mil e Uma […]
Por Taisa Palhares Um dos quadros mais icônicos da pintura do século 20, e que se mantém enigmático até hoje, é a tela Porte-fenêtre à Collioure (1914), de Henri Matisse. A composição, em tons de azulado, verde, cinza, mas predominante preto, coloca-se entre a representação e a não-representação de um espaço conhecido, vagamente explicado pelo título, sintetizando […]
Anunciamos, com alegria, Renata Pelegrini como a mais nova artista representada. Renata traz à galeria "uma investigação persistente de uma paisagem móvel", em pinturas e desenhos, e abre sua primeira exposição individual no dia 5 de abril, com curadoria de Marcelo Salles.
No curto intervalo de duração de sua atividade artística, Pedro Moraleida Bernardes dedicou-se ao exercício diuturno, intenso e pleno de uma corrosiva, irreverente e determinada iconoclastia. O desmesurado dessa produção atinge tal dimensão que é impossível não vislumbrar nela uma quase imperativa compulsão a exigir sempre, e mais, o melhor dele. Moraleida elegeu alguns temas como objeto e alvo principal. A complexidade dos questionamentos sobre religião. O intricado das relações entre poder, política e ideologia.
Ao cobrir com duas toneladas de purpurina um “estorvo urbano”, como as ruínas do antigo Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, o artista Heleno Bernardi expande as possibilidades de intervenções site specific e o potencial de envolvimento da sua arte. A saber: o corpo-a-corpo constante com o espectador, seja individual, seja coletivo. Nesta entrevista, concedida […]
Entre arqueólogo e acupunturista, nas palavras de Renato Rezende, Heleno Bernardi promove intervenções urbanas singulares, “resgatando e valorizando objetos do passado que, uma vez destacados, iluminam nossa compreensão de nós mesmos” e “ativando com precisão, no corpo da cidade, um ponto nevrálgico, numa intervenção simples, mas que atua profundamente, liberando energia e possibilitando novas linhas […]
Com abertura no dia 03 de fevereiro, a exposição Pra Te Ver Melhor exibe 25 monotipias de Kika Levy, com curadoria de Ana Angélica Albano. Na sua produção recente, fruto de residência artística na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a artista paulistana explora a monotipia, técnica milenar de impressão que em que se reproduz manchas de cor e desenhos em provas únicas, conseguindo-se efeitos imprevisíveis.
Tendo apenas recortes exibidos anteriormente, com amplo reconhecimento, em capitais como Paris, Montreal, Dubai e São Paulo, a extensa obra de Pedro Moraleida ganhou, em 2017, uma visão mais ampla de seu conjunto e sua força, na exposição Faça Você Mesmo Sua Capela Sistina, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, de setembro a novembro de 2017.
Em Pra Te Ver Melhor, Kika Levy escolheu uma técnica milenar, a da impressão direta do objeto a representar em uma superfície sensível – nesse caso, samambaias no papel de gravura. Assim nasceram as primeiras imagens do mundo, como as mãos em negativo nas paredes das cavernas pré-históricas, e muitas outras que atravessaram a história da arte, da ciência e da técnica, desde o santo sudário até os moldes de corpo de Rodin, passando pelas máscaras mortuárias, os fotogramas ou as impressões digitais.
A potência da ilusão provocada pela purpurina – no caso, por uma tonelada de purpurina dourada – é a arma do artista Heleno Bernardi contra a ruína e a decadência da cidade em que mora e atua – o Rio de Janeiro – e do mundo, de maneira geral. Cobrindo o palco do antigo Cassino […]
Por Cauê Alves * Na tradição da arte, trabalhos tridimensionais, mesmo quando representam em seu interior luzes e sombras, necessitam de iluminação para serem vistos. Dan Flavin, Olafur Eliasson, James Turrell, entre outros, são exceções que invertem essa lógica.A obra de Daniel Nogueira também está entre as que emitem luz. Toda a experiência visual e […]
Pode uma música ser utilizada como um dispositivo físico, plástico, narrativo — para além do campo do que convencionalmente chamamos de música? “Toque Aquela Música” é um evento de arte sonora, no espaço BREU, em São Paulo, cujo ponto de partida é uma performance do artista Daniel Jablonski, que recupera alguns elementos de sua formação […]
Por Helena Byington Olhar para dentro, olhar para fora. Seja com uma lupa para micro objetos ou com uma prensa de mais de um metro, Kika Levy explora a terra, as raízes e o fogo em sua nova série de gravuras, “Paisagens vermelhas”.
Na sua sexta edição, o Leilão de Parede do espaço de arte contemporânea Pivô acontece de 22 a 28 de novembro, em São Paulo (leia mais aqui). Serão leiloados mais de 50 trabalhos de grandes nomes da arte contemporânea brasileira. Daniel Jablonski comparece com a obra Quadrilha (foto acima), em que aborda, de maneira instigante, […]
Delicadeza e precisão. De posse desses dois atributos tão caros à arte, Kika Levy nos presenteia com monotipias reveladoras da natureza que nos cerca - e de novos caminhos de seu próprio trabalho. Fruto de sua residência artística no ateliê de gravura da Oficina Cultural Oswald de Andrade, que expõe até dezembro o trabalho da artista, Kika Levy trabalhou pela primeira vez em prensa de grandes dimensões.
Anunciamos com prazer nossa participação na PARTE Feira de Arte Contemporânea 2017, de 8 a 12 de novembro, no clube A Hebraica, em São Paulo (stand A02). Entre os artistas selecionados, estão Feco Hamburger, Heleno Bernardi, Kika Levy, Sandra Mazzini e Thalita Rossi. Saiba mais, abaixo, sobre os trabalhos que estarão presentes no nosso stand.
Miradas são obras que exploram cosmogonias – e a relação do humano com o universo, através do olhar. Criação do artista Feco Hamburger, aproximam os espectadores da obra, que a exploram, encantados, sob ângulos diversos. Revelam paisagens, cenários e mistérios. Um dos maiores sucessos da carreira desse artista inquieto, conheça as novas Miradas de Feco Hamburger […]
[youtube id=”dncTUXDlcIE”] Em seu ateliê, diante de uma tela de seis metros de comprimento, em finalização, a artista plástica Sandra Mazzini fala sobre sua trajetória e sobre sua técnica, uma mistura de rigor e espontaneidade cujo resultado é uma pintura exuberante e atual. Sua primeira exposição individual acontece na Janaina Torres Galeria, até 16 de […]
Disse Cézanne: “Quando eu preciso julgar uma arte, eu levo minhas pinturas e as deixo próximas a um objeto feito por Deus, como uma árvore ou uma flor. Se os dois lados combatem, elas não são arte”. A frase, do Grande Mestre, serve, se não para um julgamento, certamente para uma avaliação do projeto artístico de […]
Muito já se falou sobre a pintura como cópia do visível, e como em poucos períodos utópicos de sua história, se considerar-se a história da pintura apenas 500 anos de alguns poucos países do sudoeste da Europa e 50 anos da América do Norte, tentou-se achar um lugar autônomo para a sua existência. Uma pintura […]
Se o locus da arte é elemento central na poética multimídia de Heleno Bernardi, não passa despercebido o fato de seu ateliê estar localizado num hospital psiquiátrico. No caso, o Hospital Psiquiátrico Nise da Silveira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Nesta entrevista, desvendamos um pouco da relação do artista com o local, além […]
Com abertura no dia 21 de outubro, a exposição Como os rios correm para o mar exibe dez pinturas figurativas da artista paulistana. Em sua produção, Sandra Mazzini investiga um tema caro à história da arte: a paisagem. Consagrado pelos pintores holandeses no século XVI, o gênero passou por inúmeras transformações, chegando a ser deixado de […]
A exuberância da pintura de Sandra Mazzini, jovem destaque na pintura brasileira, ocupa as paredes da Janaina Torres Galeria, na exposição Como os rios correm para o mar, entre 21 de outubro e 16 de dezembro. Nessa conversa, a artista fala sobre memória, técnica, gesto e temperamento, elementos de uma obra que dialoga com a […]
A Janaina Torres Galeria tem o prazer de anunciar a representação da artista carioca Talitha Rossi. Dona de uma poética delicada e pungente, que transita por diversas linguagens – performance, fotografia, vídeo, escultura e objetos -, Talitha, 30 anos, traz ao leque de artistas da galeria o frescor de sua linguagem e de sua geração.
Um dos artistas mais expressivos e contestadores de sua geração, o mineiro Pedro Moraleida (1977-1999) é destaque da mostra "Faça você mesmo sua Capela Sistina", com curadoria de Augusto Nunes Filho, em cartaz até 19 de novembro no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG).
Temos o prazer de participar da Sp-Arte/Foto/2017, o mais importante evento de fotografia do País, com trabalhos de Kitty Paranaguá, Feco Hamburger, Daniel Jablonski, Jordi Burch e Talitha Rossi.
Artista do deslocamento, seja entre linguagens, percepções e paragens, Jordi Burch é dono de uma fotografia culta e pessoal. Fizemos três peguntas ao artista catalão, hoje baseado em São Paulo, sobre suas escolhas e sua obra. Pergunta: Afinal, você é português ou espanhol? E o que isso diz sobre sua fotografia? Jordi Burch: Diz mais […]
Por Walter Carvalho Muitos foram os escritores, poetas e compositores que cantaram e imortalizaram a paisagem de Copacabana. Agora é o olho de Kitty Paranaguá que traz uma constelação de luz que estala, branca, nas paredes das fachadas maculadas pela prata intensa dos seus filmes. Suas formas fotográficas se materializam numa obliquidade de ângulos que […]
São Paulo vai conhecer duas séries de fotografias que têm recebido atenção no Brasil e no exterior: Campos de Altitude e Copacabana, da carioca Kitty Paranaguá. Com uma carreira estabelecida há mais de 20 anos, Kitty expõe pela primeira vez em São Paulo, abrindo também a programação oficial paralela da SP-Arte/Foto/2017. Nesta entrevista, Kitty fala […]
Com curadoria de Diógenes Moura, 15 imagens da série Campos de Altitude, da fotógrafa carioca Kitty Paranaguá, ganharam as paredes do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), como parte do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, em maio de 2017. Republicamos a seguir o texto de Diógenes, que busca dar conta da complexidade e do […]
Creio que o que faço é criar campos de experiência; em outras palavras: que as obras se relacionem com o espectador na realização de seu sentido, mais do que criar uma narrativa. Há uma espécie de embate entre ficção e documento em meu trabalho, meio que um sonho de mundo, onde haja espaço para conexão inclusive com o acidente, o diferente.
Na exposição Campos de Altitude, que abre 22 de agosto na Janaina Torres Galeria, a fotógrafa carioca Kitty Paranaguá traz a São Paulo uma leitura múltipla e pessoal da mítica praia de Copacabana (veja aqui). Trata-se de uma série de fotografias de alto impacto estético e emocional, e que ganhou reconhecimento internacional. Como registra o jornal o […]
Artista visual, professor e pesquisador de produção multifacetada, que trabalha um conjunto de referências em que tem destaque sua biografia, Daniel Jablonski participa da exposição ARTE LONDRINA 5 – PELA ESTRADA E FORA. Confira a entrevista concedida pelo artista ao site do DaP da Universidade Estadual de Londrina.
Na exposição Campos de Altitude, fotógrafa carioca sobe os morros e projeta as imagens da cidade no interior das casas e sobre os corpos dos moradores, além de mostrar uma Copacabana múltipla, num registro emocionante e original Autora de um trabalho que transborda poesia, fruto de sua relação com as pessoas, lugares e objetos que […]
As artes visuais têm atravessado, no Brasil, um dos seus maiores períodos de silêncio. Em parte, porque artistas e curadores brasileiros das gerações recentes se educaram pelo maneirismo de serem aceitos na cena internacional e, com isso, um corredor de mimeses foi criado na direção da arte conceitual e do minimalismo.
O artista Daniel Jablonski recebeu a equipe do programa Na Mira, do canal Arte 1, para falar de sua prática artística e sobre questões que permeiam sua produção. Veja o vídeo na íntegra aqui.
Sem título, O Rosto da Paisagem, Jordi Burch Um fotógrafo e um escritor, juntos numa viagem de mais de 2.500 km por Angola, na África. Além da amizade construída nos sete dias de percurso, 700 fotografias e textos resultaram na experiência idealizada pelo Instituto Camões de Luanda. Participaram da trajetória o fotógrafo português Jordi Burch […]
Convidada pela curadora Germana Monte-Mór, a artista plástica Leda Catunda, que dispensa apresentações, comenta a produção de Sandra Mazzini, no âmbito de coletiva de novos nomes da pintura brasileira.
Selecionamos oito frases e conceitos da própria artista que traduzem a riqueza da exposição B.L.O.C.O.S., de Marcia Thompson, que reúne sua produção mais recente, em exibição na Janaina Torres Galeria até 22 de julho. De Londres, onde está radicada há 20 anos, Marcia fala sobre um longo amadurecimento criativo, consolidado nas paredes – e no […]
Encontramos a artista Kika Levy em seu espaço criativo para falar sobre seus novos desafios e sua rotina de trabalho - e de como a delicadeza e a precisão de suas obras está refletida no seu entorno de plantas e sementes.
Gabriel Pitan Garcia inaugura no sábado, 27 de maio, o Espaço BREU, que reúne ateliês de jovens artistas - incluindo o seu - e espaço cultural. Ouvimos o artista sobre sua rotina "sangue nos olhos", de troca intensa e muita produção.
Pinturas expandidas em caixas de acrílico são destaque da mostra que traz também telas, desenhos e vídeos da artista carioca, radicada na Inglaterra, laureada em 2015 com o Visual Arts Awards, da embaixada brasileira em Londres Marcia Thompson celebra mais de duas décadas de trajetória e retorna a São Paulo, a partir de 30 de […]
A exposição das obras de Heleno Bernardi que se apresenta na Janaina Torres Galeria, com ênfase em suas pinturas, permite constatar o quanto de pesquisa, de talento e de poder conceitual tem marcado todo o labor desse artista de enorme força (...)
Explorando a troca interrompida de emails, Daniel Jablonski, artista representado pela Janaina Torres Galeria, participa do Arte Atual Festival 2017, que marca a participação do Instituto Tomie Ohtake no Festival Path, o maior evento de inovação e criatividade do País. O Arte Atual Festival 2017 terá um formato inusitado, reforçando o caráter experimental de seu partido curatorial […]
Os limites espaço-temporais da nossa percepção, condenada ao que se alcança com os olhos e ouvidos confinados num horizonte circular e fincados no presente, geram como reação o fabrico de mapas e modelos de toda ordem. Descrever ou simplesmente nomear algo implica uma forma ainda que insubstancial de captura. Não se mapeia apenas o que se vê, mas mapeia-se para se ver melhor.
Por Alexandre Sá * A situação é inusitada: máscaras, pistola, proteção, óculos, chapéu, compressor e alguns outros elementos que talvez não sejamos capazes de capturar. O artista está lá, vestido de branco e com a arma em punho. Parece sempre preparado para uma guerra específica em algum lugar inóspito. O espaço é um terreno abandonado […]
Marcia Thompson, sem título, óleo sobre linho Por Luisa Duarte * Como já foi escrito, a obra de Marcia Thompson filia-se a uma vertente da arte que possui raiz no pós-minimalismo. Eva Hesse seria o exemplo maior de um nome representante desse período e cuja obra é uma inspiração para a artista. Se a minimal, […]
Por Roberto Conduru * A série de intervenções recentes de Heleno Bernardi reafirma o processo firme, calmo e discreto com o qual ele vem constituindo uma poética artística. Independentemente das diferenças quanto aos elementos e meios por ele usados, Enquanto falo, as horas passam se conecta às suas obras expostas previamente. Assim, dá continuidade e […]
Apologia de Sócrates, série de fotografias e vídeo, é destaque da mostra individual de Heleno Bernadi na Janaina Torres Galeria, em São Paulo. Fizemos três perguntas ao artista mineiro, que reside no Rio de Janeiro, sobre a obra. Por que Sócrates? O que seu derretimento nos ensina? Heleno Bernardi: Este trabalho trata principalmente do pensamento. […]
– Premiado no SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto) Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) Ribeirão Preto – São Paulo Abertura 07.04.2017 às 20h30 até 19.05.2017 | Link aqui – SELECIONADO PARA O 1º PRÊMIO SELECT DE ARTE E EDUCAÇÃO O Prêmio seLecT de Arte e Educação foi criado para valorizar e incentivar […]
Ensaio sobre Apologia de Sócrates, de Heleno Bernardi, publicado no livro Apology of Socrates – Doors Galerie – 2006. Por Roberto Corrêa dos Santos Não se trata da beleza – trata-se do pensamento. Não que se despreze a beleza, pois bem importa; surge aqui a beleza, de início, pelo laborioso expressar de seu avesso. Um […]
Em sua primeira exposição individual em São Paulo, na Janaina Torres Galeria, Heleno Bernardi traz pinturas inéditas que compõem seu trabalho de pesquisa nos espaços urbanos, em constante relação com a cidade e suas formas de uso.
Janaina Torres Galeria apresenta a primeira exposição individual de Heleno Bernardi na cidade de São Paulo. O artista multimídia, que reside no Rio de Janeiro, e tem extenso currículo de exposições no Brasil e Exterior, traz pinturas, fotografias, vídeos e uma instalação. A série inédita de pinturas de grandes proporções do artista é fruto de […]
A Janaina Torres Galeria tem o prazer de apresentar sua primeira exposição do ano, a coletiva Entrepáginas, composta por trabalhos de artistas que passam a fazer parte do corpo da galeria. Uma instigante junção de trabalhos, em suportes diversos, dos artistas Daniel Jablonski, Daniel Nogueira de Lima, Gabriel Pitan Garcia, Jordi Burch, Kika Levy, Marcia […]
O tempo-tempo. Uma obsessão quase científica. O fotógrafo diz que o mundo “é para os fortes”. Por isso, as galáxias. Por isso a natureza-natureza, o homem-mar sobre a rocha-mirante. A fotografia se desloca. O que vai além será sempre a nossa busca diante da solidão cósmica.
Com curadoria de Diógenes Moura, Quando percebi era uma aurora traz uma viagem visual contemporânea e consistente, numa galáxia de referências que vão da música de David Bowie às paisagens românticas de Caspar David Friedrich; serão 28 imagens exibidas ao público até o dia 17 de dezembro São Paulo, outubro de 2016 – O mais […]
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.