Direito à Existência: proposta curatorial da Janaina Torres Galeria para 2024 - Janaina Torres

São Paulo Brasil

Direito à Existência: proposta curatorial da Janaina Torres Galeria para 2024

18 de janeiro de 2024 | 15:34
Laíza Ferreira, sem título, 2017 (série Flores Invisíveis), colagem analógica Laíza Ferreira, sem título, 2017 (série Flores Invisíveis), colagem analógica

A continuidade de formas de vida diversificadas, colocadas em suspenso pelas tensões e ritmo vertiginoso contemporâneo é a linha mestra do projeto curatorial da Janaina Torres Galeria para 2024, realizado em colaboração com o curador Shannon Botelho.

Elaborada a partir do conceito do direito à existência, trata-se de uma proposta que, em exposições e ações culturais, considera como as artes visuais podem incorporar reivindicações prementes, como a manutenção de saberes, tradições e culturas e contribuir com a manutenção da vida e da dignidade humana, em um contexto que celebra a descontinuidade.

Quatro eixos sustentam as investigações artísticas que serão apresentadas ao longo do ano (veja programação abaixo): Tempo; Arqueologias; Outras Ecologias; Fé e Crença. Interligados, desdobram-se em temas como apagamento, memória, coletividade, religiosidade e natureza e paisagem, entre outros.

“Estamos vivendo um ponto de inflexão na vida e nas artes visuais e refletir sobre a garantia de formas plurais de existência nos parece relevante nesse momento”, diz Janaina Torres. “Cada eixo proposto é compreendido como uma ancoragem, a partir da qual as poéticas de cada artista e curadores participantes possam derivar e se expandir em um fluxo de novas reflexões e desdobramentos”.

“Inventar outras formas de vida, avalizar as permanências culturais e sociais, romper com as patentes da morte e tecer outros futuros. Estes são os desafios postos para a sociedade que nos propomos discutir sem, contudo, considerar que haja uma resposta simples ou inequívoca”, escreve Shannon Botelho no texto do projeto.

Programa de exposições da Janaina Torres Galeria para 2024

Março/Abril
Exposição Coletiva (engloba o tema geral Direito à Existência)
Curadoria: Shannon Botelho

Maio/Junho
Artista: Guilherme Santos da Silva
Curadoria: Alexandre Bispo

Agosto/Setembro
Artista: Liene Bosquê
Curadoria: Cristiana Tejo

Outubro/dezembro
Artista: Marina Caverzan + 1 artista convidado
Curadoria: Ana Roman

Leia Também
EXPOSIÇÕES & VIEWING ROOMS

Êxtase

Giulia Bianchi, Mirela Cabral e Paula Scavazzini

Entroncamento

Luciana Magno, Paula Juchem e Pedro David

Noites em Claro

Feco Hamburger

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar