Sandra Mazzini expande seu universo pictórico na individual “Território de Ilusões” - Janaina Torres

São Paulo Brasil

Sandra Mazzini expande seu universo pictórico na individual “Território de Ilusões”

9 de setembro de 2022 | 09:54
Vista da individual de Sandra mazzini, na Janaina Torres Galeria, em São Paulo Vista da individual de Sandra mazzini, na Janaina Torres Galeria, em São Paulo

A Janaina Torres Galeria tem o prazer de apresentar a exposição Território de Ilusões, individual de Sandra Mazzini com texto crítico de Luciara Ribeiro. A artista, conhecida pela técnica minuciosa com a pintura a óleo, exibe pela primeira vez ao público sua pesquisa mais recente. A abertura acontece no dia 6 de agosto, das 11h às 16h, na Barra Funda. 

Neste conjunto de trabalhos inéditos, produzidos especialmente para a mostra, Mazzini expande seu vocabulário pictórico, adicionando elementos arquitetônicos à flora exuberante já característica em sua poética visual. São 8 telas, a maioria em grandes formatos, produzidas entre novembro de 2020 e julho de 2022. 

Cinco anos após sua primeira mostra individual na Janaina Torres Galeria, em 2017, Sandra Mazzini tem se estabelecido como um dos principais nomes da nova geração da pintura brasileira. Atualmente, além da exposição na galeria, a artista está com a mostra Vertigo em cartaz no Farol Santander (SP), que reúne, além de um vasto conjunto de telas, um site-specific, em exibição até 11 de setembro. 

Sandra Mazzini, Sem titulo, 2021, oleo sobre tela 190x215cm Sandra Mazzini, Sem titulo, 2021, oleo sobre tela 190x215cm

Formada em Artes Visuais pela Unesp-SP, a artista foi um dos grandes destaques da SP-Arte 2019. No mesmo ano, realizou uma grande mostra individual no Museu Nacional da República (DF) com curadoria de Denise Mattar. A exposição contou também com texto de Charles Cosac – à época, diretor do museu. Segundo Cosac, “A pintura refratária de Sandra Mazzini é um dos conjuntos de obras mais surpreendentes de jovens artistas do século XXI. A artista, exímia pintora e grande colorista, trabalha, por um lado, a própria pintura, e, por outro, a imagem que o espectador procura ver.”

Seu processo de criação inicia com a pesquisa por imagens nas páginas da internet. Quando reunidas, essas imagens são recortadas e remontadas, reconfiguradas e reconstruídas a partir da sensibilidade da artista. Interessada principalmente pelos grandes formatos, Mazzini leva cerca de 3 meses para concluir uma pintura. 

“A pintura é uma forma de construir imagem muito complexa. Dentro da pintura, existe assunto para uma vida inteira. A arquitetura já vinha aparecendo no meu trabalho vez ou outra, e agora fiz um corpo de obras para aprofundar os assuntos que me interessam nessa relação. São lugares aparentemente abandonados, onde não se vê a presença humana, e que foram tomados pela natureza”, explica a artista.

Segundo a curadora Luciara Ribeiro: “Mazzini é uma artista que busca na paisagem, maneiras de flertar com o real e o imaginário. Em seu processo visual, as paisagens nos tocam para além do visível, podendo haver sons, sensações, repulsas. Podendo nos convidar a nos imaginar caminhando, habitando ou espiando seus detalhes. Talvez esteja aí também outra dimensão do afeto, uma preocupação com quem vê, com quem estará na frente da tela. Talvez nesse gesto de envolvimento construa reflexos dos mundos de quem cria e de quem visualiza.”

Leia Também
EXPOSIÇÕES & VIEWING ROOMS

ENTES

As Maneiras Plurais de Existir

Êxtase

Giulia Bianchi, Mirela Cabral e Paula Scavazzini

Entroncamento

Luciana Magno, Paula Juchem e Pedro David

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar