Falsa Simetria, de Osvaldo Carvalho, inaugura programa BREEZE, em Londres - Janaina Torres

São Paulo Brasil

Falsa Simetria, de Osvaldo Carvalho, inaugura programa BREEZE, em Londres

26 de setembro de 2023 | 12:24

‘FALSA SIMETRIA´, de Osvaldo Carvalho | 5 a 29 de outubro de 2023 na Sala Brasil, Embaixada do Brasil em Londres [english version below]

Anunciamos com alegria a abertura de ´Falsa Simetria´, de Osvaldo Carvalho, que lança o programa de arte contemporânea BREEZE da Embaixada do Brasil, concebido para mostrar a arte contemporânea brasileira a um público global e fortalecer sua posição no mercado internacional de arte.

´Falsa Simetria´ combina a série mais recente de Osvaldo Carvalho, que ganhou exposição homônima na Janaina Torres Galeria, em São Paulo (2023), com curadoria de Cadu Gonçalves, e peças selecionadas de ‘Terra Prometida’, exposição premiada do artista (2011-2017), e investiga as consequências das ações humanas nas frentes social e ambiental, lançando luz sobre as disparidades nas dinâmicas de poder.

[VIDEO] Osvaldo Carvalho fala sobre Falsa Simetria (YouTube)

Um defeito de cor (esq.) e Pele negra, máscara branca, de Osvaldo Carvalho, pinturas que estarão na exposição do artista em Londres Um defeito de cor (esq.) e Pele negra, máscara branca, de Osvaldo Carvalho, pinturas que estarão na exposição do artista em Londres

A primeira exposição individual de Carvalho no Reino Unido, analisa a dinâmica do poder em cores e imagens derivadas da cultura de massas, e representações evocativas de espaços públicos e privados.

Numa atmosfera pop, repleta de cores, figuras, fragmentos e símbolos familiares da cultura pop, Carvalho retrata o cotidiano das ruas do Rio de Janeiro, propondo um fio narrativo crítico sobre o aqui e o agora – o que permanece e o que está por vir. A paleta de cores sempre vibrante, aliada à justaposição de elementos, convida o espetador a refletir sobre as contradições da sociedade moderna, as consequências nefastas de seu sistema de exploração e as questões sociais prementes que vão além da sociedade brasileira.

Os Negacionistas (esq.) e Cárites, pinturas de Osvaldo Carvalho, na individual Falsa Simetria, em São Paulo Os Negacionistas (esq.) e Cárites, pinturas de Osvaldo Carvalho, na individual Falsa Simetria, em São Paulo

Como descreve o comitê curatorial da BREEZE, “a série é mais do que pertinente para o Brasil contemporâneo – bem como para debates internacionais. […] Frequentemente dividida em diferentes pontos de vista, ângulos e e lapsos de tempo sequenciais, [as pinturas] atestam o impacto local de fenómenos globais, da pandemia à crise climática”.

“Cada pessoa tem um ponto de partida muito diferente na vida, seja como mulher, como indivíduo racializado e/ou LGBTQ+; há toda uma série de pessoas e comunidades que são inerentemente excluídas e não têm o mesmo ponto de partida que outras. Quanto mais cedo abordarmos criticamente esse mito e combatermos essas falsas simetrias, mais cedo poderemos chegar a um terreno comum como sociedade.”

BREEZE 2023
INAUGURAL SHOW
‘False Symmetry’
by Osvaldo Carvalho
Organised by @janainatorresgaleria
Dates: 5 – 29 October 2023
📍Sala Brasil, Embassy of Brazil in London
14-16 Cockspur St, London SW1Y 5BL

Osvaldo Carvalho, Hotel Haiti (Série Terra Prometida), 2013/2015, Acrílica sobre tela, 192 x 305 cm Osvaldo Carvalho, Hotel Haiti (Série Terra Prometida), 2013/2015, Acrílica sobre tela, 192 x 305 cm

[ENGLISH]

OPENING | ‘FALSA SIMETRIA’ by Osvaldo Carvalho | October 5-29, 2023 at Sala Brasil, Embassy of Brazil in London

We are delighted to announce the opening of ‘Falsa Simetria’ by Osvaldo Carvalho, which launches the Brazilian Embassy’s contemporary art program BREEZE, designed to showcase Brazilian contemporary art to a global audience and strengthen its position in the international art market.

‘False Symmetry’ combines Osvaldo Carvalho’s most recent series, which won an exhibition of the same name at Janaina Torres Galeria in São Paulo (2023), curated by Cadu Gonçalves, and selected pieces from ‘Promised Land’, the artist’s award-winning exhibition (2011-2017), and investigates the consequences of human actions on the social and environmental fronts, shedding light on disparities in power dynamics.

Carvalho’s first solo show in the UK delves into power dynamics in captivatingly bold colours and imagery derived from mass culture, and evocative representations of public and private spaces.

Set against a pop atmosphere bursting with colours, figures, fragments, and symbols familiar from popular culture, Carvalho depicts everyday life on the streets of Rio de Janeiro, while proposing a critical narrative thread of the here and now – what remains and what is to come. The ever-vibrant colour palette, along with juxtaposition of elements, invites the viewer to reflect on the contradictions of modern society, the dire consequences of its exploitative system, and pressing social issues that go beyond Brazilian society.

As the BREEZE curatorial committee describes, “the series is more than pertinent to contemporary Brazil – as well as to international debates. […] Often divided into different points of view, angles and sequential time lapses, [the paintings] attest to the local impact of global phenomena, from the pandemic to the climate crisis.”

“Every person has a very different starting point in life, whether as a woman, a racialized and/or LGBTQ+ individual; there are a whole host of people and communities who are inherently excluded and don’t have the same starting point as others. The sooner we critically address this myth and combat these false symmetries, the sooner we can reach common ground as a society.”

Leia Também
EXPOSIÇÕES & VIEWING ROOMS

Liene Bosquê

ARQUEOLOGIAS MIGRANTES

HamacaS

Liene Bosquê

Guilherme Santos da Silva

PRA VELA NÃO SE APAGAR

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar