Andrey Guaianá Zignnatto - Janaina Torres

São Paulo Brasil

Andrey Guaianá Zignnatto

Andrey Guaianá Zignnatto insere vida e experiência na aventura da arte, ao se apropriar, interferir e tensionar os objetos e materiais usados para construir a “realidade”. Em meio a construções e ruínas, Andrey desconstrói para reconfigurar, refletindo sobre a ação instável e dinâmica que estabelecemos com o ambiente, e seus reflexos nas identidades e culturas locais.

De origem indígena, descendente de povos Tupinaky’ia e Gûarini e neto de um pedreiro, do qual foi ajudante dos 10 aos 14 anos de idade, além de ativista social, Zignnatto incorpora sua biografia ao fazer artístico, unindo arte e vida e integrando história, memória e território à matéria e à forma dos trabalhos. Em obras que emergem do universo do labor, como olarias ou construção civil, sacos de cimento, tijolos, juntas de argamassa e fragmentos e sobras de intervenções urbanas tornam-se, em suas mãos, matéria prima para uma ação artística que se propõe a ir além do processo de imitação, recriando mundos, estruturas e sistemas, em uma proposta artística de invenção radical. O que inclui o sistema de arte. Do construtivismo e minimalismo à arte conceitual, Andrey a aventura da experiência de estar no mundo, abrindo fendas e brechas, concretas e imaginárias, para estabelecer novos desdobramentos estéticos que sinalizam também caminhos de reconfiguração identitária e social. Se, em sociedades periféricas, “tudo é sempre construção e também ruínas”, como diz em uma de suas obras, Zignnatto, com extensa atuação internacional, não hesita em intervir, para propor, equalizando em sua arte forças de universos distintos e complexos, como o urbano e o indígena.

VISTAS

Vista da exposição Alicerce, 2023, Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, São Paulo.
Detalhe da instalação Alicerce, 2023, Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, São Paulo.
Vista da exposição Vermelho Como A Brasa, 2024, Museum of Latin American Art (MOLAA) – California, EUA.
Vista da exposição Vermelho Como A Brasa, 2024, Museum of Latin American Art (MOLAA) – California, EUA.
Vista da exposição Vermelho Como A Brasa, 2024, Museum of Latin American Art (MOLAA) – California, EUA.
Vista da Instalação GUAIAPY, 2022, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro – Brasil.
Vista da Instalação GUAIAPY, 2022, Casa França-Brasil, Rio de Janeiro – Brasil.
Individual Reforma: canteiro de obras, Janaina Torres Galeria, 2017
Intervenção Monumentos, Peru, 2018
Individual Terra Braba: Co Yby Ore Retama, Janaina Torres Galeria, 2021
Individual Terra Braba: Co Yby Ore Retama, Janaina Torres Galeria, 2021
Instalação Massa preta, realizada durante pesquisa nos Emirados Árabes Unidos a convite do departamento de cultura, 2018
Instalação Robá, 13ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, Centro Cultural São Paulo
Instalação Sem título, da série Manta, 2015
Ruínas, site-specific para o Museu da República, 2015
Site-specific para o SESI Tatuí, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, 2017

A arte é o meio possível que encontrei para equalizar forças de universos muito distintos, as memórias afetivas de minha vida urbana e de minha experiência como pedreiro participante da construção de cidades, com minhas memórias ancestrais indígenas.

— Andrey Guaianá Zignnatto

OBRAS

Carregando…

Céu de Urucum

Andrey Guaianá Zignnatto
Céu de Urucum, 2023
Cimento, terra e urucum sobre tela
70.50 x 207.50 cm

+ consulte

Carregando…

VEINGRANIÃ – Batismo com Fogo

Andrey Guaianá Zignnatto
VEINGRANIÃ – Batismo com Fogo, 2023
Terra e Cinzas sobre tela
150 x 100 x 5 cm

+ consulte
VEINGRANIÃ – Batismo com Fogo

Andrey Guaianá Zignnatto
VEINGRANIÃ – Batismo com Fogo, 2023
Terra e Cinzas sobre tela
150 x 100 x 5 cm

+ consulte

Carregando…

Sem título (Série Manta)

Andrey Guaianá Zignnatto
Sem título (Série Manta), 2016
Mini cobogó cerâmico, cimento, massa epoxi, ferro e cabo de aço
70 x 60 x 12 cm

+ consulte

Carregando…

Sem título

Andrey Guaianá Zignnatto
Sem título, 2023
Mini cobogó cerâmico, cimento, massa epoxi, ferro
50 x 23 x 17 cm

+ consulte
Sem título

Andrey Guaianá Zignnatto
Sem título, 2023
Mini cobogó cerâmico, cimento, massa epoxi, ferro
50 x 23 x 17 cm

+ consulte

Carregando…

Sem título

Andrey Guaianá Zignnatto
Sem título, 2024
Mini cobogó cerâmico, cimento, massa epoxi, madeira
250 x 55 cm

+ consulte
Sem título ( da série Manta )

Andrey Guaianá Zignnatto
Sem título ( da série Manta ), 2017
Mini cobogó cerâmico, cimento, massa epoxi, madeira reciclada usada por pedreiros
80 x 55 x 55 cm

+ consulte

Carregando…

Terra sobre Terra 1

Andrey Guaianá Zignnatto
Terra sobre Terra 1, 2021
Cerâmica
42 x 29.70 cm

+ consulte
Terra sobre Terra 7

Andrey Guaianá Zignnatto
Terra sobre Terra 7, 2021
Cerâmica
29.70 x 21 cm

+ consulte
Terra sobre Terra 2

Andrey Guaianá Zignnatto
Terra sobre Terra 2, 2021
Cerâmica
42 x 29.70 cm

+ consulte
Andara (Abraçado) 3

Andrey Guaianá Zignnatto
Andara (Abraçado) 3, 2021
Sementes de açaí, nylon, ferro, madeira, vidro
90 x 65 x 7 cm

+ consulte
Andara (Abraçado) 1

Andrey Guaianá Zignnatto
Andara (Abraçado) 1 , 2021
Sementes de açaí, nylon, ferro, madeira, vidro
90 x 65 x 7 cm

+ consulte
Andara (Abraçado) 2

Andrey Guaianá Zignnatto
Andara (Abraçado) 2, 2021
Sementes de açaí, nylon, ferro, madeira, vidro
90 x 65 x 7 cm

+ consulte

Carregando…

Alicerce I

Andrey Guaianá Zignnatto
Alicerce I, 2020
Cerâmica e concreto
44 x 23 x 20 cm

+ consulte
Alicerce III

Andrey Guaianá Zignnatto
Alicerce III, 2021
Cerâmica e concreto
190 x 30 x 45 cm

+ consulte
Alicerce II

Andrey Guaianá Zignnatto
Alicerce II , 2020
65 x 100 x 30 cm

+ consulte

Carregando…

Xe Rapó

Andrey Guaianá Zignnatto
Xe Rapó, 2020
Impressão em pigmento sobre papel algodão
40 x 60 cm

+ consulte

Carregando…

Sem título (Sobre a Pele)

Andrey Guaianá Zignnatto
Sem título (Sobre a Pele), 2024
Jenipapo, carvão, resina, cimento, madeira, semente, latão, pluma e cerâmica sobre saco de cimento
142 x 99 cm

+ consulte

Carregando…

Mestiçagem #3 (série Sobre a Pele)

Andrey Guaianá Zignnatto
Mestiçagem #3 (série Sobre a Pele), 2020
Urucum com resina acrílica,cerâmica e barbante sobre papel de saco de cimento
140 x 105 x 5 cm

+ consulte
Sem título (Sobre a Pele)

Andrey Guaianá Zignnatto
Sem título (Sobre a Pele), 2024
Jenipapo, carvão, resina, cimento, madeira, semente, latão, pluma e cerâmica sobre saco de cimento
190 x 215 cm

+ consulte
Tapete de Orações #3

Andrey Guaianá Zignnatto
Tapete de Orações #3, 2019
Saco de cimento de papel e tapeçaria
80 x 55 cm

+ consulte

Carregando…

Mestiçagem #12

Andrey Guaianá Zignnatto
Mestiçagem #12, 2021
Urucum com resina acrílica,cerâmica e barbante sobre papel de saco de cimento
390 x 180 x 5 cm

+ consulte

Carregando…

Físsura #1

Andrey Guaianá Zignnatto
Físsura #1, 2018
Impressão fotográfica em pigmento sobre papel de algodão
55 x 70 cm

+ consulte
Físsura #2

Andrey Guaianá Zignnatto
Físsura #2, 2018
Impressão fotográfica em pigmento sobre papel de algodão
55 x 70 cm

+ consulte
Físsura #3

Andrey Guaianá Zignnatto
Físsura #3, 2018
Impressão fotográfica em pigmento sobre papel de algodão
55 x 70 cm

+ consulte
Fissura [Pachacutec]

Andrey Guaianá Zignnatto
Fissura [Pachacutec], 2018
Cerâmica, massa epoxi e nota de dólar
40 x 40 x 2.50 cm

+ consulte
Fissura

Andrey Guaianá Zignnatto
Fissura, 2018
Cerâmica, massa epoxi e nota de dólar
40 x 40 x 2.50 cm

+ consulte
Fissura  [Atahualpa]

Andrey Guaianá Zignnatto
Fissura [Atahualpa], 2018
Cerâmica, massa epoxi e nota de dólar
40 x 40 x 2.50 cm

+ consulte

EXPOSIÇÕES

NEWS, ETC

+ veja mais

Receba informações e novidades sobre a/o artista

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

    Aceitar